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Relações

Todo início de campanha ou mesmo em uma oneshot o primeiro dilema do mestre é: como unir o grupo? As mais mirabolantes idéias já foram usadas, quase sempre apelando para o grupo preso, um contratante misterioso, ou um cartaz na taverna.

Isso geralmente leva a uma certa lentidão nas primeiras horas de jogo já que nem os PJ se conhecem e nem os Jogadores tem um norte para se basear e interpretar as interações no grupo, além da desconfiança: "Por que vou confiar em você? Te conheci agora."

Um jeito fácil porém raso é presumir que os PJ's já são um grupo e confiam uns nos outros, mas isso não me soa muito selvagem. Apresento aqui uma alternativa inspirada em Fiasco que já há algum tempo é usado na minha mesa e traz muitos elementos novos no jogo, além de eliminar a lentidão da primeira sessão.

Relações entre os personagens

Assume-se que os personagens tem alguma relação entre si.Isso não quer dizer que necessariamente todos eles se conhecem, mas sim existe algo que os liga.

Isso é feito como no FIASCO em forma de um círculo:

circulo fiasco

Exemplificando: temos 3 jogadores. J1, J2 e J3. A ordem circular de relações é a seguinte: J1 escolhe uma relação com J2 que escolhe uma relação com J3 que escolhe uma relação com J1 fechando o círculo. O círculo pode ficar maior ou menor de acordo com o número de jogadores, sempre cada PJ estando ligado de alguma maneira com outros 2.

É importante frisar que essas relações servem para unir o grupo e adicionar pontos narrativos importantes. Tentem escolher conflitos ou coisas que vão aparecer durante o jogo. Se você escolhe estar apaixonado por alguém, vai tentar proteger ou conquistar sua paixão. Se são rivais, vão se implicar. Se tem um segredo, é legal ele aparecer em forma de um chantageando o outro. É assim que os jogadores ajudam a enriquecer a narrativa, o trabalho não é só do mestre. Pensem no jogo como um filme com suas cenas, quanto mais conflitos entre os personagens, mais divertido. Outra coisa importante é que deve haver comum acordo entre os relacionados.

Agora temos duas opções:

Semi aleatório.

Com base nos playsets de FIASCO que você pode encontrar alguns em português aqui ou vários outros em inglês aqui, você monta uma tabela dando a cada relação um número que está atrelado a um dado para ser gerado aleatoriamente. É importante frisar que o mestre tem que moldar a tabela para atender suas necessidades, pois no FIASCO, por ser um jogo narrativo, muitas vezes tem intrigas e inimizades entre os personagens, ou mesmo um deles sendo o vilão, o que pode não ser tão legal na mesa.

Confira nos arquivos, o exemplo que usei em uma das campanhas de Deadlands. Nesse exemplo usei o d12 como base, mas você pode usar o dado que quiser desde que as chances sejam a mesma para cada opção.

Aqui as relações entre os PJ podem ser o tipo família, trabalho passado e comunidade. Então se J1 está escolhendo sua relação com J2 e tira no dado 3, eles têm uma relação de Família. Mas é preciso ser mais específico, então num segundo resultado de d12 se obtém 7, ou seja eles são tio e sobrinho. Eu aconselho a deixar que o jogador escolha a ordem dos dados para não ficar totalmente aleatório, então o resultado (3 - Familia / 7 - Tio sobrinho ) pode passar a ser (7 - Passado / 3 - Criminosos Reabilitados). Além disso, se quiser mais opções de escolha, pode dar um dado a mais o que aumentaria as combinações possíveis.

Na campanha que fiz as relações ficaram assim:

círculo de relações deadlands

O personagem fora da Lei Duke desastre escolheu a relação 4 - Trabalho / 2 - Especialista e assistente e decidiu que ele seria assistente de Frank Sucata, um cientista estranho. Frank combinou os dados para ter a relação de 4 - Trabalho / 12 Chines vendedor de Ópio e Viciado, onde Frank seria dependente químico. O tal chinês é Shi Fu, um velho que agora vendia ópio e escolheu a relação 7 - passado / 12 -Detentores em comum de um segredo sinistro com Brad burns , charlatão que vendia "inutensílios" e xaropes milagrosos (não foi decidido no primeiro momento o segredo porém após uma conversa entre os jogadores eles decidiram que o segredo era que a espada se Shi fu aprisionava as almas que ela matava, o que trouxe todo um arco à história). Brad Burns escolheu a relação 1 - Família / 2 - Velhos amigos com Wolfgang, um meio índio abençoado que também escolheu 3 - Família / 1 - Velhos amigos com Duke desastre, o que fecha o círculo. Foi decidido que esses últimos três, já que eram velhos amigos, no passado praticaram crimes juntos mas cada um tomou seu caminho.Toda uma subtrama foi criada antes mesmo do jogo começar e já sugere várias ideias de plots.

Além disso, uma outro opção é colocar outras coisas aleatórias como Complicações ou, para um jogo rápido, Arquétipos, como fiz nessa mini-campanha. Se o seu grupo não chega com a ideia pronta na cabeça e gosta de uma pitada de aleatoriedade isso traz muita diversão.

Se você quer ver como até no início o roleplay rolou mais fluido, como tudo isso apareceu na mesa, a mini-campanha está disponível aqui em 3 partes:

https://www.youtube.com/watch?v=nwkoJqpp2Qo&t=0s&index=4&list=PLg8Gqlbc0VoAqGbaFGBdf7vJ2F_jJN_Yu

Escolha subjetiva

Esta opção dá menos trabalho para o mestre mas é preciso de jogadores criativos. Ela funciona melhor quando os jogadores já estão acostumados a mecânica . A relação vai simplesmente ser escolhida sem tabelas, apenas usando a criatividade como no exemplo a seguir:

O tema é Filme de terror adolescente, no melhor estilo Pânico. Temos três jogadores J1,J2,e J3. J1 começa escolhendo seu personagem e sua relação com J2:

J1 - Hanna Cooper, tem 17 anos, filha de Jhon e Clare, renomados médicos da cidade. É uma patricinha completa. Cuida do seu guarda roupa e da sua aparência como se disso dependesse sua vida. Adora sair para beber com os amigos e não é de se apegar a garotos. Adora comédias românticas, shoppings e corre todos os dias para manter a boa forma. Ela é muito medrosa e insegura, filmes de terror não são uma opção. Ela guarda um grande segredo, descobriu há duas semanas que estava grávida. Para piorar ela não tem certeza se o pai é Greg, um dos gatinhos do time de futebol americano, ou Charles, o vizinho. Está morrendo de medo de contar a notícia para os pais rígidos e para os amigos. Por acaso no dia em que foi fazer o exame de sangue para confirmar, já em prantos pelo resultado positivo, encontrou (PERSONAGEM J2), um amigo não tão próximo, indo tirar sangue. Ele é o único que sabe do seu segredo e prometeu não contar para ninguém.

Relação J1 - J2 : Segredo (Grávida)

Agora é a vez de J2 escolher a dela com J3:

Richard Ford é um jovem de 16 anos, filho de Ameki e Tom (Famoso advogado na cidade). Richard tem estatura mediana, olhos pretos, cabelo preto de tamanho médio, graças a mãe de origem japonesa possui alguns traços orientais. De personalidade forte, apesar de um pouco retraído, possui muita coragem e determinação. Graças ao exigente pai que tem, se vê obrigado a sempre tirar boas notas e ser o "melhor" em tudo, o que o torna de certa forma arrogante e convencido diante dos colegas, mas no fundo morre de insegurança, retraindo o sonho de ser um músico viajante. Embora, em razão do status de sua família na cidade, possui alguns colegas mais próximos e garotas interesseiras, realmente se importa com (PERSONAGEM J3) por quem guarda uma forte atração, mas ela simplesmente o deixa na zona da amizade. Assim, mantém certa frieza e indiferença ao lidar com os demais.

Relação J2 - J3: Zona da amizade

Por último J3 fecha o ciclo com J1:

Charlotte tem sonhos grandes. Ela quer ser atriz. Desde pequena ela demonstra aptidão às artes, já participou de peças de teatro e shows de talentos, nunca ganhou mas sempre se destacou. Tem o coração sonhador, acredita que se cada um fizer sua parte podem mudar o mundo. É vegana, abomina violência, poetisa e gosta de papos mais profundos. Espera ansiosamente o resultado da sua aprovação em uma das maiores escolas de artes do país. Um dos seus defeitos é que ela tem um gênio forte, bem teimosa, é difícil de mudar sua opinião. Ela é prima de (PERSONAGEM J1) e a ela deve sua vida pois no passado, por problemas de saúde, foi salva com a doação de um rim pela prima. São muito amigas.

Relação J3 - J1: Morreria para salvar a prima.

Então, não parece promissor?

O jogo nem começou e já podemos prever que Richard flertará com Charlotte, poderá usar esse segredo contra Hannah que terá que lidar com o fato de estar grávida e Charlotte tentará em uma situação de perigo salvar sua prima, e elas sabem que podem confiar mais uma na outra.

É óbvio que o jogo não se focará apenas nessas sub-tramas e sim no assassino tentando esfolar os pobres coitados, mas isso adiciona uma nova camada de complexidade e diversão, ajudando os jogadores a interpretar os personagens.

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Colaborador e Fã

Marco Tulio Reis
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