Elfos e dragões? Piratas espaciais? Terror no velho oeste? Super heróis? E acrescentar dinossauros? Que tal experimentar vários cenários sem ter que aprender um novo sistema? Imagine isso com facilidade de adaptação e regras simples. Um sistema de RPG construído com a idéia de ser fácil de mestrar e gerenciar, mas que mantém o simulacionismo, focando no que é importante para o jogo.
Criado em cima da proposta: “Rápido! Furioso! Divertido!”, Savage Worlds é um sistema genérico e cinematográfico sem regras complicadas que dá muito mais espaço para criatividade, interpretação e contar histórias, mas sem perder na ação e diversão.
Mas afinal, o que esse sistema tem de tão bom assim?
Vamos começar pela base. Os testes no sistema funcionam da seguinte forma: as características na ficha de personagem são expressas em dados: d4, d6, d8, d10, d12. Esse é o dado que você vai jogar. Um personagem jogador e alguns não-jogadores (chamados de Carta Selvagem) jogam também o dado selvagem - um d6, e escolhem o maior número. Basta tirar 4 ou mais e já é sucesso garantido, cada 4 acima significa uma ampliação que seria como um sucesso extra. Ah, é preciso dizer que o dado pode ser um Ás! Toda vez que você tirar o número máximo em um dado, você joga novamente e soma, sendo possível tirar 47 em 1d6. Essa simples explosão de dados torna tudo mais imprevisível!
Personagens são construídos do seu jeito, sem limitações e sem precisar usar modelos prontos. Perícias são abrangentes então se você sabe Atirar, não importa a arma. Você não terá uma perícia para cada arma utilizada, a não ser, é claro, que o mestre realmente queira ou o cenário exija. Para complementar os personagens, há também Vantagens e Complicações - você pode ser um assassino de um olho só ou um artista marcial pacifista. A escolha é sua! A evolução é gradual então sempre terá algo de novo pra você adquirir.
O combate é rápido, mas não menos divertido e sempre um risco. Dados explodem, lembra? Então pode ser quase impossível, mas um goblin com uma pedra ainda tem uma chance mínima de te derrubar.
Quando estiver difícil derrotar um inimigo: manobras! Savage Worlds foge da síndrome do “ataco, ataco, ataco” dando vantagem a jogadores criativos. Sabe quando um jogador quer fazer algo mirabolante? Sempre, né? Você com certeza vai encontrar uma manobra que encaixe e a regra já está ali, problema resolvido.
Para ataques em área são usados templates que delimitam a área afetada: coloque sobre a mesa, saiba imediatamente quem será afetado. Sem precisar calcular, medir, nem nada.
Há de se mencionar a falta de pontos de vida, mas um sistema de ferimentos extremamente funcional e visual, simples de gerenciar para o mestre e jogador. Na iniciativa usa-se cartas de baralho e é alterada a cada rodada, isso deixa a ação ainda menos previsível e mais fácil de gerenciar, já que você não precisa ficar anotando quase nada.
Se o combate em Savage Worlds pode ser arriscado, os benes estão ali para salvar a vida dos heróis. Como explodir dados pode ser um tanto caótico, benes existem para equilibrar a aleatoriedade. Você ganha três a cada seção e pode ganhar mais se tiver um mestre caridoso. Gaste um bene e repita um teste ou leve menos dano. Então, se aquele goblin te acertar em cheio, use um bene! Mas eles acabam, fique esperto!
Sabe aquela lista gigante de poderes para cada um dos tipos de personagens? Aquela mesmo que você parava toda sessão para consultar e sempre tinha dúvida. A lista de poderes em Savage Worlds é reduzida e contém somente as regras base, você pode inventar como o poder se parece e customizá-lo, tornando-o único. Flecha de Ácido, Relâmpago, Dardos místicos? Use o poder Raio e ele pode até ser uma arma geringonça que atira tralhas!
Como mestre, você não vai gastar tempo balanceado encontros, escolhendo entre uma lista gigante de habilidades ou vendo quantos pontos seus personagens não-jogadores podem ter. Acredite, você vai perceber quanto tempo você perdia com isso pra muitas vezes nem utilizar em jogo. Ao mesmo tempo, é possível se aprofundar: sabendo as regras principais que são a base de todo o resto, há uma série de opções que você pode adicionar. O livro básico traz várias regras simples sobre diversas situações. O único risco que você pode correr é de não querer mestrar outros RPGs.
Quer adaptar aquele último filme que você viu? Aquele videogame? Aquela série? Você consegue facilmente. Tudo que você precisa são algumas regras de ambientação para captar o clima do cenário que você quer. Muita coisa é possível só com o livro básico, mas há compêndios de Fantasia, Horror, Ficção Científica e até Superpoderes para te ajudar! Já foi dito que o sistema traz regras simples para montar raças?
A regra oficial diz que é opcional, mas todos os jogadores te dirão que é obrigatório. Cartas de aventura dão poder aos personagens para alterar o rumo da história e adicionam uma camada extra de diversão ao jogo. Cada jogador pode utilizar uma por sessão e o mestre não sabe qual é. Elas já vem com o texto de efeito que deve ser obedecido como escrito. Pode ser um bônus em alguma jogada, uma ajuda que chega num momento propício ou aquele contato do grupo pode ser obrigado a “dizer tudo que sabe”. Improvise com os jogadores, divirta-se!
Tá esperando o que? Baixe logo o Test Drive que traz um resumo do sistema e comprove como seu RPG pode ser “Rápido! Divertido! Furioso!”.