Artigos Edição Pontos de Vida de Savage Worlds (sem cartas!)

Edição Pontos de Vida de Savage Worlds (sem cartas!)

Então você adquiriu seu Savage Worlds, esse sistema rápido, divertido e furioso. Leu e achou tudo lindo e perfeito e aí… “Mas poxa, cadê os Pontos de Vida?”. Qualquer sistema deixa de ser bom se não tiver os famosos pontos de vida, não é verdade? Perde todo aquele brilho e realismo típico do RPG.

Seus problemas acabaram (de começar)! Trago para você a solução. Após ler essa matéria, aí sim você estará pronto para jogar sua Edição Pontos de Vida de Savage Worlds!

Mas antes, um pequeno aviso. Porque temos níveis de ferimento em Savage Worlds? Você nem quer saber não é? Porque iria se interessar por isso. Tudo bem, pode pular a próxima parte do texto, pronto, volta aí pro seu Savage Worlds com PV.

Porque níveis de ferimento?

  • Porque funciona! E o sistema vem assim de fábrica, várias pessoas jogam assim e ninguém reclamou (exceto você que está interessado nesta matéria).

  • Porque é cinematográfico. O sistema de ferimentos tem o estado Abalado que representa uma “desatenção” no âmbito da narrativa, que torna o alvo mais suscetível a ser ferido. E porque você sabe que quando o personagem tomar seu primeiro ferimento, já estará sangrando.

  • Porque é rápido, prático e visual. Com poucos marcadores você consegue gerenciar o que acontece no campo de batalha. Sem precisar anotar praticamente nada!
  • Porque há várias coisas dentro do sistema ligando a esses estados e ferimentos, como você verá adiante.

  • Porque é divertido, p%$*@!!!

Um outro aviso

Repete comigo: “Savage Worlds não tem Pontos de Vida”, “Savage Worlds não tem Pontos de Vida”... Funcionou? Não? Então segue essa regra OPCIONAL, com muito foco em OPCIONAL. Por favor, é opcional, entendeu né? Ah, e a regra não foi testada também, não sou louco o suficiente pra isso. O que está logo abaixo é só pra evitar que você multiplique o Vigor do personagem por 4 para encontrar seu PV (isso estaria errado de tantas maneiras que nem sei por onde começar…).

Edição Pontos de Vida de Savage Worlds (Regra OPCIONAL)

Serão necessárias as seguintes alterações para jogar Savage Worlds com Pontos de Vida (bom, eu não diria jogar Savage Worlds, mas algo próximo disso). Usarei a famigerada sigla PV para abreviar.

  • O número de PVs perdidos por ataque é igual ao resultado do dano menos a Resistência do alvo. Olha só, praticamente não mudei nada aqui, viu? É… Com exceção de todo o resto.

  • Cartas Selvagens tem 16 PV. Extras tem 4 PV. Fim, sem Vigor, sem cálculo. Por favor, não discuta, é o mais próximo que você pode chegar sem destruir o resto do sistema.

  • A cada 4 PV perdido, você tem um modificador -1. Ou seja, cartas selvagens com PV abaixo de 12 tem -1, abaixo de 8 PV, -2, com 4 PV ou menos, -3. Se chegar a 0 PV, você está incapacitado e segue as regras normais do jogo.

  • Um personagem não fica Abalado sempre que leva dano. Toda situação que cause o estado Abalado faz o personagem perder 2 PV (o que te coloca mais próximo de perder 4 PV, que seria um ferimento). Ok, não é uma regra perfeita, mas já ajuda.

  • Cada nível de ferimento curado significa 4 PVs curados.

  • Em rolagens de absorção, se você tiver sucesso na rolagem, evitará uma perda de PV igual ao resultado dela. Simples né? Na verdade, seria mais simples usar o sistema original.

Por fim, além de todos os avisos anteriores, essa não é uma regra equilibrada. Provavelmente tornará o jogo mais mortal. E com certeza já pode remover o Rápido do slogan desse seu Savage Worlds. Mas você queria jogar com PV, não queria? Tá aí.

Iniciativa com cartas, sem cartas

“Mas esse negócio de iniciativa com cartas, sei não…” Ah, vá… Vai lá pro seu sisteminha padrão anos 90, vai. Tchau!

Não... quer dizer, peraí. Eu tenho uma idéia pra isso também. É uma idéia péssima aliás, muito ruim mesmo, mas gosto não se discute. Lá vai:

  1. Role 1d6 e 1d10, use o d6 como dezena (6 significa zero) e o d10 como unidade. Qualquer número acima de 54 precisa ser rolado novamente. Os resultados 53 e 54 são considerados curingas.
  2. Se o personagem tem vantagens, só seguir de acordo (rolar mais vezes e escolher o melhor resultado, etc).
  3. Faça as contas, gaste cerca de 10 minutos anotando tudo em uma lista. Age primeiro quem tiver o melhor resultado

Se precisar, acorde os jogadores que dormiram no passo 3. Vai dar muito errado, mas é o melhor que posso fazer. Taí um baralho falso prontinho pra você.

Ps.: Ouvi dizer de um pessoal que joga online sem baralho e rola d14, usando o 14 como curinga. Na realidade, teríamos 4 curingas, mas ainda é uma alternativa para quem não tem acesso ao baralho. E você? Que desculpa tem?

Mantenha sua sanidade

Se você leu até aqui e ainda manteve sua sanidade, por favor, não divulgue essa matéria. A não ser, é claro, para aquele seu amiguinho que reclama de Savage Worlds não ter iniciativa "padrão" ou PV. Ao invés de mandar ele ir lá jogar o RPG mais famoso do mundo dele em “um país distante”. Quem sabe pode haver salvação para essa alma.

Compartilhe:

Colaborador e Fã

Felipe Figueiredo
Sou programador web. Jogo RPG há muitos anos, já experimentei vários sistemas e continuo experimentando. Nunca pensei que fosse existir um exatamente como eu queria, até conhecer Savage Worlds.