Essa é uma regra alternativa à de perseguição apresentada no Livro Básico de Savage Worlds. A ideia é deixar a perseguição menos abstrata, eliminar alguns testes e permitir que todos os personagem ajam, mesmo que com penalidades. Foram acrescentadas algumas alterações para Vantagens e Complicações que podem afetar a perseguição. E adicionada uma nova manobra: Fugir.

Como funciona

Persegui-ação funciona mais ou menos como o combate. Todos os participantes puxam pelo menos uma carta de ação, não há teste de Característica para definir o número de cartas. Passageiros agem na carta do motorista normalmente e a perseguição só termina quando um dos lados foge ou cumpre seus objetivos.

Ataque e distâncias: Dianteira e Retaguarda

Agir contra um inimigo com carta maior tem penalidade de -2. Além disso, existem duas áreas de interação, de acordo com a carta de ação puxada: Dianteira (J,Q,K,A,Curinga) e Retaguarda (2 a 10).

Dianteira define os personagens mais na frente na perseguição. Retaguarda são os que ficaram para trás naquela rodada. Oponentes na mesma área podem atacar uns aos outros em combate corpo a corpo. Para atacar um personagem em outra área, somente com ataques à distância.

Personagens na Dianteira podem escolher reduzir sua velocidade e ficarem na área de Retaguarda. Perceba que isso não modifica a vantagem pela carta maior, ele só é considerado na Retaguarda para todos os outros efeitos. Isso permite que ele aja contra um personagem na Retaguarda, que também poderá atingi-lo da mesma forma.

Contratempo: Paus

Se a carta de ação for de Paus, o personagem enfrenta um contratempo. Isso deve ser definido depois de sua ação no turno e interpretado de acordo com a situação ou terreno. Normalmente, o personagem faz um teste da Característica de manobra com -2 ou fica Atrasado. Um Acrobata movimentando a pé ou Às num veículo ignora a penalidade.

Manobra: Forçar

Forçar mantém um oponente na perseguição e ainda pode te dar vantagem sobre ele na próxima rodada. Para forçar um oponente, é preciso que se esteja na mesma área que ele (se o alvo estiver numa carta de ação maior, aplica-se a penalidade de -2, normalmente). Forçar é um teste resistido de características de manobra. Em sucesso, na próxima rodada, o alvo fica Atrasado. Com uma ampliação, o oponente também fica Abalado.

Manobra: Fugir

Um personagem na Dianteira pode tentar Fugir. Ele precisa declarar que sua ação será essa e testar a característica de manobra. O mestre pode aplicar penalidades, de acordo com a situação. Um sucesso é suficiente para que ele entre em fuga, isso significa que ele tenta tomar distância e no final da rodada ele terá fugido, se conseguir despistar os inimigos ou sair vivo!

Quando um personagem declarar fuga, todos os oponentes podem tentar impedir, interprete como se eles estivessem usando seu movimento para mantê-lo próximo. Oponentes tentando impedir testam a característica de manobra contra o resultado do teste de Fugir. Aplique modificadores de carta maior como sempre, em caso de empate ou vitória do oponente, a fuga falha.

Caso um personagem esteja em fuga, um oponente ainda pode usar a manobra Forçar se também estiver na Dianteira, em caso de sucesso, a fuga falha e ele sofre os efeitos de Forçar normalmente. Fugir não é nada fácil!

Velocidade: Mais cartas

Devido à velocidade, o personagem pode puxar mais de uma carta. Nesses casos, escolha uma delas (normalmente a maior)

  • Se o veículo tem uma velocidade máxima maior que o oponente: 2 cartas
  • Se o veículo for duas vezes mais rápido que o oponente: 3 cartas
  • Numa perseguição a pé, o personagem tem a vantagem Ligeiro: 2 cartas

Atrasado: Máximo 10

Sempre que o personagem ficar Atrasado, desconsidera qualquer carta acima de 10 (exceto curinga) e precisa sacar novamente. Isso acontece se:

  • O personagem está abalado.
  • Numa perseguição a pé, se ele tem a complicação Manco ou Uma perna só (ou qualquer outra que afete o movimento, a critério do mestre).
  • Ele sofreu uma ação de forçar bem sucedida ou algum contratempo na rodada anterior e falhou no teste.

Que o clima "Rápido! Divertido! Furioso!" esteja também nas suas perseguições!

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Colaborador e Fã

Felipe Figueiredo
Sou programador web. Jogo RPG há muitos anos, já experimentei vários sistemas e continuo experimentando. Nunca pensei que fosse existir um exatamente como eu queria, até conhecer Savage Worlds.